
Aos sete anos, por ocasião de um atropelamento que o deixou, durante algum tempo imobilizado, sua mãe lhe dá de presente um livro de anatomia, o Gray's Anatomy. As impactantes imagens desse livro estariam, tempos depois, nas pinturas, nos graffites e desenhos de Basquiat, e até no nome da banda musical de curta duração fundada pelo artista em 1979, a Gray's, uma banda que assumia as influências dos ventos latinos, vindos do Caribe e de Porto Rico, influências essas que sopravam sobre a cena artística de Nova York, nas manifestações do hip hop, do break e do rap.
Notary, 1983
Com o artista gráfico Al Diaz cria a SAMO (same old shit - mesma velha merda), marca e assinatura que usava para espalhar as suas obras pelas paredes da cidade. Passa a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e metrôs de Nova York.
Aos poucos torna-se uma celebridade. Em um programa de TV a cabo é convidado a participar do filme Downtown 81. Esse filme relata um dia na vida do jovem artista e apresenta um cenário artístico e musical do qual fazem parte as expressões do hip hop, do new wave e do graffiti, manifestações que emergiam no início dos efervescentes anos 1980 em Manhattan.
Pegasus, 1987
Já em 1982, Basquiat era visto freqüentemente na companhia de Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores e especialistas em arte que seriam conhecidos depois como os "neo-expressionistas". Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.
Warhol proporcionou a Basquiat lugar para morar, materiais para trabalhar, além de ajudar a divulgar o seu trabalho e patrocinar algumas excentricidades. Nessa época Basquiat abandona a arte de rua e o graffiti. O projeto "SAMO" acabou com o epitáfio "SAMO IS DEAD" (SAMO está morto) escrito nas paredes de construções do SoHo novaiorquino.
Basquiat começa a pintar telas que passam a ser adquiridas e comercializadas por marchands de Zurique, Nova York, Tóquio e Los Angeles, ávidos por novidades. De artista que vivia precariamente passa a ser um artista consumido e recebido nos salões mais importantes de Nova York.
Exu, 1988
Gravestone, 1987
O período mais criativo da curta vida e da carreira meteórica de Basquiat situa-se entre 1982-1985, e coincide com a amizade com Warhol, época em que faz colagens e quadros com mensagens escritas, que remetem às suas raízes africanas. É também o período em que começa a participar de grandes exposições.
A morte do amigo e protetor Andy Warhol, em 1987, deixa o artista abalado e isso se reflete na sua criação. Os críticos, sempre muito exigentes, já não o tratam com unanimidade e Basquiat responde a essas cobranças, associando-as ao racismo da sociedade americana.
Untitled, 1981
Native Cerrying Some Guns, Bibles, Amorites on Safari, 1982
Em 2010, para comemorar o 50.° aniversário do nascimento de Basquiat, a Fundação Beyeler (Basileia, Suíça), dedica ao artista uma retrospectiva, a primeira com esta envergadura a ser apresentada na Europa. Estão expostas centenas de pinturas em tela, desenhos e muitos outros objetos provenientes dos grandes museus do mundo e de algumas coleções particulares - uma bela mostra do percurso desse artista.
Basquiat & Friends- Gespräch mit Freunden von Jean-Michel Basquiat
Fondation Beyeler
Baselstrasse 101, Riehen, Basileia, Suíça
Até 5 de Setembro
exelente relato sobre BASQUIAT PARABÉNS nnaagyrpintordearte
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