Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Iluminações profanas

De nada nos serve a tentativa patética ou fantástica de apontar no enigmático o seu lado enigmático; só devassamos o mistério na medida em que o encontramos no cotidiano, graças a ótica dialética que vê o cotidiano como impenetrável e o impenetrável como cotidiano. Por exemplo, a investigação mais apaixonada dos fenômenos telepáticos nos ensina menos sobre a leitura (processo eminentemente telepático) que a iluminação profana da leitura pode ensinar-nos sobre os fenômenos telepáticos. Da mesma forma, a investigação mais apaixonada da embriaguês produzida pelo haxixe nos ensina menos sobre o pensamento (que é um narcótico eminente) que a iluminação profana do pensamento pode ensinar-nos sobre a embriaguês do haxixe. O homem que lê, que pensa, que espera, que se dedica à flanerie, pertence, do mesmo modo que o fumador de ópio, o sonhador e o ébrio, à galeria dos iluminados. E são iluminados mais profanos. Para não falar da mais terrível de todas as drogas – nós mesmos – que tomamos quando estamos sós.

(Walter Benjamin, 1929, texto extraído do ensaio "O Surrealismo: o último instantâneo da inteligência européia" In: Magia e técnica, arte e política. Editora Brasiliense)


Um comentário:

  1. "Olhar é uma opção de altíssimo risco" dizia-nos o artista plástico do aço e outros materiais e artefatos, Roberto Moriconi. Nessa reflexão, estrofes de meu poema: Eu me irreconheço/ no perfil suave,/ desfocada imagem/ do espelho oxidado.// Pisando percalços/ desarmados vão os pés./ Desato os cadarços/ dos caminhoa apertados... //(...) Estilhaços de bala perdida/ ferem o espelho. E multiplicam-se/ a cruz e os passo.
    // de outro poema (As cercanias do outono) : Não conheço o tranquilo voo/ do azul em lassidão de outono./ Nua é, das asas, a incerteza/ da liberdade. E a solidão/ em metamorfose do sono.
    Corroborando W. Benjamin: "Para não falar da mais terrível de todas as drogas - nós mesmos -que tomamos quando estamos sós". Bjs, tia Léa

    ResponderExcluir